Cadastro Territorial Multifinalitário

O Cadastro Territorial Multifinalitário visa identificar as reais situações do município. É através dele que o gestor tem em suas mãos informações estratégicas de onde estão as necessidades do município e, assim, pode aplicar os escassos recursos públicos de forma objetiva e eficaz. Implantado o CTM, a Administração Pública aplica a legislação tributária municipal de acordo com a capacidade contributiva do cidadão, praticando justiça fiscal e melhoria na arrecadação de impostos.

 

Sendo o CTM um inventário territorial do município baseado nas unidades espaciais existentes, sejam particulares ou públicas, seu uso deve abranger todos os entes administrativos que possam se beneficiar das informações nele contidas.

 

A partir destas informações é possível planejar e monitorar projetos geoambientais; de rede viária; de rede de serviços; de equipamentos e elementos urbanos, entre outros, servindo principalmente de base de informações para os cadastros físicos e econômicos, e também de material orientador para outros prestadores de serviços públicos, como Polícia Militar; Corpo de Bombeiros; equipes de Saúde; resgate; Correios; serviços de energia elétrica; água; saneamento e tantos quantos possam usufruir desta ferramenta cadastral.

 

O município que implanta o CTM propicia um progresso geral, nas temáticas relacionadas ao desenvolvimento urbano, e melhoramento na qualidade de vida dos cidadãos. Não apenas a gestão pública ganha, mas todos os atores envolvidos na questão cidade recebem uma parcela de aprimoramento na prestação dos serviços públicos e privados, uma vez que se pode planejar as ações, a partir dos dados dispostos no CTM.